Pesquisar este blog

segunda-feira, 11 de março de 2013

UMA REFERÊNCIA PARA AS GUITARRISTAS NO BRASIL!


ADRIANNE SIMIONI...

Não há muito que se falar, quando agente lê um currículo desses. A demonstração de profissionalismo desta guitar se traduz no seu histórico...
Antes de ser uma guitarrista, Adrianne é uma musicista nata. Consegue enxergar a música além da guitarra como poucos fazem...


Natural de Porto Alegre, ainda criança, começou a aprender música no teclado. Aos 14 anos, por influência de Van Halen e Blackmore, ganhou sua primeira guitarra, uma Giannini Super-Sonic. Aos 17 anos, achou um violino no armário de uma tia e resolveu levá-lo para casa para "tirar o pó".

Enquanto cursava física na UFRGS, formou a banda Aldebaran com um repertório de músicas próprias tendo como tema a astronomia e 'covers' de Malmsteen. Mais tarde participou do grupo de jazz-rock 'Dr. Divago', decidindo-se por seguir a carreira musical. Em 1991 formou a Orquestra Profana (orquestra de guitarras com repertório erudito). Também nesta época trabalhou como violinista em orquestras e grupos de câmara e realizou cursos internacionais de violino.

Em 1996 fez parte do grupo exclusivamente feminino Kozmic Blues da cantora Flora Almeida. Em 1997, interrompeu sua participação nesta banda para estudar no Musicians Institute - Guitar Institute Of Technology em Hollywood – EUA e tocar violino (fiddle) com a cantora de country-rock Melissa Jackson. Retornando ao Brasil em 1998, gravou um CD ao vivo com a Kosmic Blues. Em 1999, voltou a dedicar-se ao country-rock na banda The Travellers com a qual gravou três CDs pela gravadora Kives. Neste trabalho, além da guitarra e do violino, atuou nos vocais, violões e 'lap-steel' guitar.

Em 2006, como fruto de sua longa paixão pela música instrumental e astronomia, publica seu primeiro trabalho solo no projeto Astronomusic: o álbum The Intelligible Sky, distribuído pela MUSEA (França) e Kinesis (USA). Nele, descreve musicalmente a evolução do entendimento dos céus desde o tempo dos povos primitivos e supersticiosos, passando pela útil elaboração de calendários estelares, descobertas de leis que regem os movimentos celestes, até uma curiosa extrapolação artística futurista envolvendo pontos de vista alienígenas. Com o Astronomusic, participou intensamente do Ano Internacional da Astronomia (AIA2009) com várias apresentações no Planetário da UFRGS, teatros e universidades.

Adrianne leciona guitarra desde 1985 tendo passado em sua classe nomes como Sergio Buss (Steve Vai band), Rafael Raposo (banda de Frank Solari na Espanha) Diego Kasper e Abel Camargo (Hybria) e Donald Cardinali (engenheiro de som de Joe Pass). Escreve a coluna “Guitarra e Ciência” na rádio virtual NoCabo onde aborda a matemática e a física envolvida na execução deste instrumento.

Quanto à perspectiva do papel da mulher na guitarra, Adrianne imagina que a evolução cultural levará a considerar-se mais a competência de uma pessoa do que seu gênero, pois isto já acontece com solistas de instrumentos mais antigos como o piano e o violino.
  

Seguidores