Pesquisar este blog

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

OUVIR BEM PRA OUVIR SEMPRE!


Se você é como eu ,que gosta de ouvir uma “sonzeira”...Eu falo “SONZEIRA”, pra esquecer as mazelas,um estudo publicado pelo 'The Journal of the American Medical Association' na última terça-feira revela que os jovens norte-americanos entre 12 e 19 anos mostram sinais de perda auditiva superiores no período de 2005 e 2006, comparativamente com os anos entre 1988 e 1994.Na primeira pesquisa, profissionais treinados constataram que cerca de 15% dos adolescentes tinham certo grau de perda auditiva. Passados 15 anos, essa proporção havia crescido em um terço, para aproximadamente 20%.
A razão desta conclusão, defende o estudo, está relacionada com a maior exposição dos jovens, nesta faixa etária, a elevados níveis sonoros, principalmente por meio de tocadores de MP3, mas também de celulares com leitor de música.
A diferença é o tempo de exposição de cada jovem ao som produzido por aqueles aparelhos de reprodução: entre o primeiro e o segundo estudo, esse tempo mais que duplicou.
O uso destes aparelhos não é desaconselhado, como refere o autor da pesquisa, Gary Curhan. O que se pretende, no entanto, é sensibilizar os jovens para o limite de volume de ruído tolerado pelo ouvido humano, que se situa em cerca de 80 decibéis.
Tudo o que supere este valor vai contribuir para uma perda da sensibilidade auditiva. Ou seja, com a exposição prolongada a ruídos elevados - os jovens que participaram no estudo ouviam música até 105 decibéis - a pessoa ouve cada vez menos, chegando ao ponto de comprometer a sua 'convivência social'.
Para proteger o ouvido bastam alguns simples cuidados:
- Deixar o volume do tocador de MP3 na metade do volume máximo do aparelho.- Ficar atento para que o som saído dos fones não seja ouvido pelos amigos ao redor.
- Evitar ficar muitas horas seguidas ouvindo MP3.
Saiba quando é preciso procurar um médico:
- Ouve, mas não entende;
- Fala alto ou baixo e não percebe que o faz;
- Escuta um zumbido constante no ouvido;
- Tem dificuldade para conversar em lugares barulhentos ou se comunica melhor nesses ambientes;
- Pede para repetirem o que lhe é dito, com freqüência;
- Tem se isolado das pessoas e evita conversar por causa da dificuldade de ouvir ou compreender o que é dito;
- Tem dificuldade para ouvir toques de telefone ou campainha.
- Procurar ajuda médica tão logo seja percebida qualquer alteração da audição, como uma sensação de zumbido ou de abafamento da audição.

Seguidores