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domingo, 23 de outubro de 2011

ENSINO DE MÚSICA NAS ESCOLAS...E AGORA?

Realmente tem coisas na música que agente não entende...
Uma delas é o critério adotado para a seleção no teste do vestibular de música. O chamado “teste de aptidão”.
Desde o dia em que entrei na universidade para fazer a Licenciatura em Música, sempre discordei desse critério adotado em algumas universidades no Brasil.
A questão é: Se você não passar no teste de leitura musical não pode entrar para o meio acadêmico.
Isso significa que se um cara como Dominguinhos, um mestre no acordeon, quisesse de uma hora para outra lecionar música, não teria condições por não saber teoria musical.Aí o cara que sai do conservatório, aprende a "teoria", entra e cursa alguns meses, sai depois pra fazer qualquer outro curso mais rentável enquanto que  a turma que tem a música na veia, tem que fazer um curso de teoria se quiser entrar.
Acho importante a leitura musical, mas não acho que este deva ser o único método de aferição numa avaliação. Grandes ícones da música não sabiam o que era uma colcheia...
Isso pra mim é academicismo. Não cola! É um dogma musical que ao longo dos anos foi quebrado pelos talentos que independem da teoria.É como disse Hermeto Pascoal:
 “A música é a arte de engolir sapo”.
O grande sapo é que  faltarão  professores...TÁ NA HORA DE REPENSAR ISSO!

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