Pesquisar este blog

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

O APÓSTOLO PAULO E A GUITARRA


Por Eurico Alves

O que tem haver o apóstolo Paulo com guitarra?
À primeira vista, muitos diriam: ‘Nada haver!’
Tenho uma profunda admiração pelo maior teólogo cristão de todos os tempos, que era um catedrático na lei judaica e teve o seu conhecimento multiplicado por mil depois de sua conversão à Cristo. Ele escreveu coisas que e ainda hoje abalam e mexem com a igreja “instituição”.
Nas palavras de Paulo havia tanta sabedoria que muitos nesses dias ainda não entendem aonde ele queria chegar.
Numa de suas cartas ele diz: ‘Todas as coisas são lícitas, mas nem tudo convém. ’ (I Coríntios 10:23)
Isso no contexto da igreja ensinava um comportamento até mesmo filosófico, mas podemos trazer isso para a guitarra e mais especificamente para o contexto da harmonia.
Exemplo:
Tente tocar sobre um acorde de C maior um improviso na escala de C, aquela tradicional do modo jônico e pare no 4º grau. Você vai perceber uma sensação de instabilidade causada pela nota fá em relação à tríade de dó.Ou seja ,o fá é lícito passar por ele,mas não convém repousar sobre ele.Isso acontece em todos os tons numa relação em que toda quarta nota é um repouso indesejado para com o seu tom principal.
Sei que muita gente que vai ler este texto ficará boiando por não saber tocar.Mas essa palavra de Paulo ilustra o nível de sabedoria que ele tinha. Sabedoria de Deus não de doutrina criada por homens.Até em relação a mulher ,a igreja demorou pra entender isso.Quem imaginava uma mulher tocando guitarra num culto ou missa há 30 anos atrás? Hoje tenho várias amigas que tocam nas igrejas...




Seguidores