Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

A CONSTANTE MUDANÇA DA MÚSICA

Por: Marina Benetti

Olá! Meu nome é Marina e estou a partir de hoje colaborando com o blog PONTO GUITARRA.
       Quando paro para ler as antigas revistas de música, viajo no tempo e reparo como o mercado musical tem mudado nos últimos anos.
Cada época teve um estilo musical que a caracterizava, é claro que existiam inúmeros gêneros circulando, mas sempre algum definia um determinado período.
A música medieval e celta, o período clássico e romântico, os temas de blues e jazz, o brilhar do hard rock e heavy metal, a impactante música eletrônica, o crescimento do surf music e música pop e o atual momento do rock alternativo.
A música, assim como teoria de Lavoisier (‘Na natureza nada se cria e nada se perde, tudo se transforma’), transformou-se com o passar do tempo e influencia o estilo de vida de muitas pessoas.
Quantos garotos dos anos 80 usavam calças rasgadas e cabelos longos, enquanto dez anos antes disso todos vestiam-se de forma “colorido extravagante” devido ao movimente hippie? É a mudança da música na sociedade com o “avanço” da tecnologia para aprimorá-la e deixá-la ao gosto de todos.
Atualmente temos tantos gêneros que acaba sendo difícil conhecer todos e rotulá-los. A idéia de a música influenciar no estilo de vida das pessoas mudou um pouco, tanto que quase não existem mais ‘tribos’ pois todos são ‘normais’. Acredito que tudo isso aconteça devido à mistura de gostos musicais (de quem realmente tem sua opinião formada... risos).
A indústria cultural lança cada vez mais informações e fico triste quando vejo das novidades.
Não é difícil encontrar alguém que quando perguntamos sobre música, responde ‘ah! Eu adoro Djavú’ ou o mais atual de todos os ‘hits’ ‘Minha mulher não deixa não’ de ‘fulano dos teclados’.
É deprimente saber que as pessoal chamam isso de música. Aonde foram parar as músicas dos Beatles e Elvis Presley? Por que músicas de qualidade se tornaram apenas temas de filme e músicas de velho’?
O Criador da música deve ficar deprimido ao ouvir os sucessos do momento... O que será da música daqui pra frente?

Seguidores