Pesquisar este blog

sábado, 14 de abril de 2012

MODULAÇÃO... QUANDO A HARMONIA TE MOSTRA UMA CENA!


        Amigos.Nesta postagem quero falar-lhes de algo que considero extramamente significativo no desenvolvimento de um arranjo para um solo de guitarra: O  elemento “Base”.
Pra você que lê o blog e não sabe nada sobre isso, a base é o que fica por trás do solo da guitarra (no caso) fazendo uma espécie de cama para as notas que precisam se relacionar diretamente com esses acordes.
Os acordes constituem a base para o solo. Isso faz com o que o guitarrista tenha que ter um senso de colocação apurado e entenda bem o espírito da música na hora de aplicar as escalas.
Como não dá pra dar uma aula sobre tanta coisa num post,então ouça a música umas duas vezes e depois volte ao solo de guitarra que fica aos 02h50min da música.
São pequenos detalhes, mas que fazem muita diferença. É lógico que a qualidade desses músicos é incontestável. O vocalista Tony Harnel tem uma técnica vocal que permite a qualquer bom músico a ousadia de uma modulação extrema como essa, mas a sacada de se fazer tudo durante este belo solo de Ronni Le Tekro tornou-a sutil e deixou esta muito mais “extrema” do que se ouve no habitual.
HARMONIA (Caso você toque):
Dm, Dm7/5b, Dsus4(Arme-o com pestana na 5ª casa usando a 4ª corda no G), Dm7, F, F#, Gm, A, B, Em, D, Am, G, A... D!
Ela desemboca então neste D para no uso deste homônimo,Tony continuar todo o seu discurso vocal impecável.
A CENA: Estou caminhando num grande campo esverdiado em direção a uma montanha para chegar ao topo.
No Dm eu vejo o céu limpo com poucas nuvens e bem azul...
A partir do Dm7/5b até o Dm7 vejo as núvens se fechando anunciando uma tempestade!
Do F ao F#,raios e chuva! Corro cada vez mais rápido pra chegar ao topo embora precise de muito fôlego e cuidados para não cair, pois o chão se encontra molhado e escorregadio. Do  Gm ao B levo quedas, escorrego,sinto frio,cansaço me agarro em plantas e isso tudo pra chegar ao topo.
No D eu me vejo no topo e aí é só a contemplação da paisagem!
Essa imagem foi construída durante as várias audições que fiz da música. Pra você vê  a riqueza desta modulação!
Em tempo: Modulação é mudança de tonalidade dentro de uma mesma música desenvolvida por uma espécie de ponte entre acordes determinando a saída de um campo harmônico para outro.
VALE APENA OUVIR!

Seguidores