Pesquisar este blog

segunda-feira, 22 de março de 2010

Por SAMUEL TADEU "SOBREPOSIÇÃO DE ARPEJOS"

É com enorme prazer que escrevo para o blog do professor Eurico Alves, com quem tive a minha primeira aula de guitarra, no dia 14 de outubro de 1995.
Já faz algum tempo, não é mesmo, mestre? Serei eternamente grato por todas as coisas que você me ensinou, coisas que vão além da música: Dedicação, disciplina, perseverança... Não é todo aluno que tem a sorte de ter um professor como você,que tem,entre outras coisas, um incrível talento para despertar a motivação e a criatividade. Desejo-lhe tudo de bom e que Deus continue a guiar os teus passos.

O assunto que vou abordar é de extrema importância para quem quer ampliar os horizontes com relação à improvisação: Sobreposição de arpejo.

A dica seria a utilização de diferentes tipos de arpejos, no intuito de gerar “tensão” com relação a um determinado acorde.

Ex: arpejo X7M saindo da quinta de um acorde maior ( tríade). Isto é, se o acorde em questão for um D, o arpejo seria: A7M ( A, C#, E, G#). Repare que C#, E e G# são, respectivamente, 7M, 9M e 4 aum. de D. Experimente, também, o arpejo de Xm7 saindo da 7M de um acorde maior ( tríade). Ex: para o acorde de E, toque o arpejo de D#m7 (D#, F#, A#, C#), respectivamente, 7M, 9M, 4aum e 6M, do acorde de E. Tente empregar o raciocínio utilizando outros arpejos e outros acordes.

Obs.: O intervalo de 4aum. presente nos dois exemplos dá um “tempero lídio”.

Um abraço e bons estudos!
SAMUEL TADEU é professor de guitarra da INSTRUMENTAL ESCOLA DE MÚSICA  no estado do Goiás...
Grande músico ,amigo e irmão!  Saudades cara...

Seguidores