Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

VAN HALEN...GUITARRISTA OU VÍRUS?



                        Certa vez , ao ler uma matéria sobre técnica, ouvi um renomado guitarrista dizer:
‘Solos como os de Van Halen, estão pra lá de démodé.’
Para quem não sabe o que significa, é um termo francês : “Fora de moda”.
Concordo que os músicos guitarristas, devam sempre buscar sua própria identidade,as a questão é que Van Halen, não só influenciou uma nação de guitarristas , como influencia até os dias de hoje.
As técnicas de tapping são as mais requisitadas por iniciantes que sonham em tocar com velocidade.
A verdade é que o elemento Van Halen, já é parte de muitos solos e não só o tapping, mas outras técnicas desenvolvidas pelo guitar hero, são usadas em demasiado nas músicas por aí.
Conheci essa figurassa de 17 anos que lhes apresento e constatei que isso continua muito forte...

Chris Tail’z.

Olá. Me chamo Christian...Conhecido como Chris Tail’z.

Bom aqui vai minha história de como me envolvi com a música e com a guitarra... Quando tinha uns 10 ou 11 anos não me recordo bem, comecei a ouvir rock por influência do meu pai e alguns amigos.
A primeira banda que eu ouvi foi Van Halen. Meu pai me mostrava com todo o orgulho os discos que ele tem até hoje e eu amava aqueles gritos “harmônicos’’ que o Eddie fazia. Jamais imaginava que um dia iria fazer algo daquele tipo. Ai, mais adiante, veio o Kiss que para mim é a maior banda de todos os tempos. Até então eu já gostava de guitarra mais nunca tinha pegado uma na vida . Foi então que por intermédio do meu pai mais uma vez, eu conheci o Iron Maiden. Nossa quando eu via o Dave solando fazendo aqueles tappings eu pirava e queria ser igual ele... Então eu comecei com um violão velho que era da minha mãe e só aprendi os acordes abertos básicos, por revistas e uns tios que tocavam. Mas eu queria mesmo era ser igual ao Dave em tudo. Foi aí que, vi que precisava ter aulas mais sérias e entrei em uma escola de música com 13 anos e a essa altura eu já tinha uma guitarra muito ruim. Mas eu a achava o Máximo. Com o tempo de aula fui percebendo que havia muito mais pra aprender do que apenas os tappings do Dave Murray.Depois de um tempo na escola conheci meu professor de guitarra Rodrigo Cordeiro,que abriu minha mente e me fez ver que tocar Iron Maiden era fácil de mais e logo veio me mostrando guitarristas de todos os estilos ... Meu mundo desabou! Percebi que eu não era nada e também que o Adrian Smith é muito mais guitarrista do que o Dave.
Foi a partir dele que comecei a dar mais valor pra pegada “feeling’’, do que pra velocidade e essas coisas de milhões de notas por segundo...
Conheci o mestre Stevie Ray Vaughan, através de Rodrigo e daí em diante todos meus guitarristas preferidos são aqueles que possuem mais feeling.Tal como o mestre S.R.V, Andy Timmons,Eddie Van Halen ,Stevie Vai ,Edu Ardanuy,meu eterno professor Rodrigo Cordeiro e vários outros. Na parte mais “fritação’’está o prodígio Jason Becker .
E é graças ao meu querido professor que é formado pelo IG&T de São Paulo que eu aprendi o que é musica de verdade passando a ter o hard rock não apenas como estilo musical preferido mas também um estilo de vida. Atualmente eu estudo menos do que antes por falta de tempo.
Mas mesmo assim já realizei um dos meus maiores desejos que era um dia, aprender a música “Eruption’’ do Van Halen e também tenho minha banda o “Sleaze Vice’’ que entra em estúdio agora dia 19/04 pra gravar a primeira demo com músicas próprias.
Ainda sou jovem e tenho 17 anos... Há tempo pra realizar meu sonho.
TALZ


Seguidores