Pesquisar este blog

quarta-feira, 21 de julho de 2010

A MULHER E A GUITARRA JAZZ...

A guitarrista americana de jazz Emily Remler, nasceu no 18 de setembro de 1957 em New York, e atingiu o estrelato musical nos anos 80. Ela gravou sete discos nos estilos hard bop, jazz standards e fusion guitar antes de morrer prematuramente, com a idade de 32 na residência do musico Ed Gaston na Austrália, onde se encontrava fazendo uma turnê.
Começou a tocar com dez anos de idade, inspirada no rock e outros estilos em voga na época. De 1974 a 1976, quando estudava na famosa Berkeley School of Music, foi iniciada na paixão pelo jazz ouvindo o guitarrista Wes Montgomery, o trompetista Miles Davis e o maravilhoso saxofonista John Coltrane.
Enquanto a maioria das mulheres envereda pelos caminhos da música pipular ou clássica, existem poucas mulheres que se destacaram no jazz ou como guitarrista de rock, Emily, contrariando a norma, tornou-se uma agradável e distinta exceção. Ouça sua música e a veja em plena performance e entenderá melhor essa assertiva.
O jazz master Herb Ellis, a seu respeito, resumiu com sabedoria: " Ela é a nova superstar da guitarra." Não poderia ter dito nada mais certo.


Seguidores