Pesquisar este blog

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

A ESSÊNCIA DO HEAVY METAL

Bem pessoal. Vale apena fazer um post explicando o porquê do programa PAPO DE GUITARRA sobre “Satanismo no metal: Culto ou Imagem?” não ter entrado aqui no blog.
Primeiro gostaria de dizer que ao contrário do que muita gente acha ,o Heavy Metal não é uma música infantil.
Do ponto de vista da musicalidade, melodias, ritmo, harmonia e contraponto é rico e muito instrutivo. Sem falar que muitas bandas de bom senso criaram e criam em suas músicas imagens que nos remetem a idade média e toda a sua mística. Espadas,bárbaros,guerreiros,castelos,magos,feiticeiros,reis,cavaleiros negros , demônios e etc.De forma poética, muitas vezes recriou a temática do aço.

O problema é que,muitas das bandas satanizaram demais o lado bizarro do estilo dando a “cara do Diabo” colocando na cabeça de muita gente que o capeta é mesmo o pai do rock, uma mentira mais cabeluda do a história do Papai Noel...Isso chegou a um extremo de até um membro de uma banda por fogo em igreja.

E isso falo independente da minha crença, sendo muito mais uma percepção, do que uma condenação ao que foi mencionado e sem essa de advogar nenhum interesse.

Quais os problemas que isso gerou para o estilo?
- As capas de Heavy Metal passaram de obras de arte pra lugar de pose do Demo que virou uma espécie de Gisele Bündchen do metal.

- As letras perderam a criatividade e ilustram muito mais uma preocupação em manter a temática mórbida do que uma contestação aos produtos que vão à contramão da cultura underground.

- Até os nomes das bandas são muitas vezes ilegíveis e já dizem por si, sobre o som que entra como filosofia ou culto a alguma coisa menos como autêntico Heavy Metal.

- Esse “evento” criou uma armadilha psicológica pra muitos fanáticos religiosos que ganham fiéis pelo medo, formando um rebanho que sataniza não só a música, mas toda a existência.

- Criou uma leva de músicos xiitas que acham que só existe esse tipo de metal e a música morreu ali...Uma representação autêntica do Massacration da MTV numa versão mais macabra.

Desculpe se você faz parte dessa fatia, mas acho que o lado poético do metal, suas alegorias e a sua estrutura artística são um produto de arte que jamais poderia ser considerado coisa infantil, embora assim seja pra muita gente posto que, a morbidez que é passada, já nem mete medo de tão banalizada que ficou.

Eu sempre gostei de Heavy Metal apesar de ouvir mais Hard Rock e não digo que um seja melhor que o outro. Ainda ouço muita banda que adota essa postura procurando muito mais no que ainda restou de bom do que na imagem recriada e copiada.

Como nosso blog é freqüentado por todo tipo músico e de rockeiro do mais setentista ao mais brutal metal o qual respeito e nada tenho a dizer contra, a não ser a banalização de um tema que já teve seu tempo e que algumas bandas fazem, achei que seria melhor e menos comprometedor falar do tema em um post já que fiz inúmeros convites pra turma que trabalha diretamente com esse tipo de metal para ouvir as razões e ouvir as opiniões porque não sou uma verdade absoluta enquanto opinião. Gosto de ouvir tentar entender e filtrar. Mas pelo que vi, ninguém quis segurar a bandeira.

A impressão que fica é que a grande parcela que fala do demo ao mesmo tempo não quer se comprometer nem um pouco com ele criando uma imagem real pra si... Outro problema!
No mais, esse texto não é uma crítica ao gênero Black Metal , mas onde ele desembocou...

Seguidores