Pesquisar este blog

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

EDUCAÇÃO MUSICAL PARA CRIANÇAS

POR EURICOALVES
Já falei aqui num post anterior, como tem sido difícil educar musicalmente um filho, em meio ao bombardeio da prostituição musical que prima muito mais pela beleza dos artistas e a produção deles (nada contra o belo e bem produzido) do que a arte em si ,para que isso não atrofie os extintos musicais na infância.
Se você ta me achando radical ,saiba que isso acontece e se estabelece  na vida de uma criança até que venha a adolescência e a total vulnerabilidade às pragas musicais que não são poucas...
Vejo muito cara dentro dos seus carros ouvindo em alto e bom som, músicas de péssima qualidade corroborando com o que alguém  postou  no twitter:
“O gosto musical de alguns é o inversamente proporcional ao tamanho dos falantes do seu carro.”
Nesses dias que passaram fiz uma sonata para piano (trabalho de faculdade), inspirado nos desenhos e gravuras que minha filha de 9 anos fez.
Depois de terminada a peça, pensei que seria legal fazer um clip com os desenhos dela com esse fundo musical ao piano.
Mostrando-a ,vi um brilho enorme em seus olhos. Achei que seria legal fazer ela ouvir boa música contextualizando com os  seus desenhos.Dependendo das gravuras vai rolar de tudo:Música Erudita,Jazz,MPB e Rock de qualidade.
Você não precisa saber tocar pra experimentar a idéia.Acho que identificando seus desenhos com os sons a criança pode criar um extinto de apreciação pela boa música.Quem sabe ela não aprende a ouvir desenvolvendo a “paciência auditiva”e no futuro possa extrair da música o que de melhor ela pode dar...

Seguidores